Governo

TCU incorpora assinatura Gov.br para acesso a sistemas

O Tribunal de Contas da União vai oferecer, em parceria com o Ministério da Gestão, a opção de utilizar a Assinatura Eletrônica Gov.br dentro das plataformas Conecta-TCU e Protocolo Eletrônico aos seus usuários. A integração permite o uso da assinatura digital em todas as funcionalidades de envio de documentos e arquivos dos sistemas.

A parceria possibilita uma experiência integrada para partes processuais, advogados, servidores públicos, órgãos e entidades. Essa implementação simplifica a forma como o cidadão interage com o TCU. Anteriormente, para assinar documentos eletronicamente nos sistemas disponibilizados pelo TCU, os usuários precisavam criar logins e senhas específicos. Com a integração da Assinatura Gov.br é possível eliminar a necessidade de gerenciar múltiplas credenciais, aumentando a confiabilidade da assinatura de documentos e de operações processuais.

Para o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação Digital (Setid) do TCU, Rainério Leite, esse é mais um marco na jornada de evolução digital dos serviços prestados pelo Tribunal. “A integração dos nossos sistemas com a plataforma Gov.br, especialmente no que diz respeito à adoção de assinatura eletrônica avançada, representa considerável avanço na forma como interagimos com os cidadãos e como eles acessam e utilizam nossos serviços. Além de simplificar o processo de autenticação e assinatura de documentos, a parceria reforça a segurança e a confiabilidade das transações digitais, assim como cria condições para ampliação da oferta de serviços digitais personalizados”, destacou o secretário.

A estimativa é que o Conecta-TCU e o Protocolo Eletrônico TCU, sistemas amplamente utilizados pelo público, registrem uma volumetria anual de 7 mil e 8 mil assinaturas, respectivamente, utilizando a plataforma Gov.br. Essa integração permite que qualquer usuário externo, com nível prata ou ouro, possa assinar documentos eletrônicos a serem enviados ao TCU, como respostas a ofícios, requerimentos, denúncias e solicitações.

Essa mudança tem o potencial de impactar positivamente na interação do cidadão, partes processuais, gestores públicos e advogados com o TCU. O envio de documentos, como procurações, pedidos de prorrogação de prazo, denúncias e pedidos de ingresso como interessado será facilitado, tornando o acesso aos serviços do TCU mais ágil, intuitivo e próximo de quem deles precisa.


“Estamos comprometidos em oferecer soluções que facilitam o acesso do cidadão, do gestor público e das partes processuais aos serviços do TCU, promovendo uma gestão pública mais transparente e eficiente”, disse o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação Digital (Setid) do TCU, Rainério Leite.

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