Telebras decide conciliação com ViaDireta em reunião do Conselho no dia 28
A Telebras informa que não chegou a ser notificada oficialmente de uma reunião de conciliação marcada para esta sexta-feira, 22/6, em Manaus e por isso pediu à Justiça Federal do Amazonas que remarque a audiência. Segundo a empresa, antes de qualquer tratativa com a Via Direta, autora da ação que até aqui paralisa o uso do satélite nacional, é preciso haver delegação expressa do Conselho de Administração.
“A Telebras solicitou uma nova data para a audiência de conciliação, uma vez que não pode realizar qualquer transação a respeito do contrato firmado com a Viasat sem a aprovação prévia do Conselho de Administração da Companhia”, diz a estatal em nota, adicionando que “o tema já foi incluído na pauta da próxima reunião do Conselho, marcada para o próximo 28/6”.
A Via Direta é uma empresa de Manaus que foi à Justiça pedir a suspensão do contrato da Telebras com a Viasat. Ela alega ter um acerto prévio com a estatal para ficar com 15% da capacidade do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. A Telebras nega a existência desse acordo. Nesta semana, atendendo a pedido da Via Direta, a juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal de Manaus, marcou a conciliação para esta sexta, 13h, na capital amazonense.