Governo

Telebras quer oferecer datacenter ao governo ao lado de Serpro e Dataprev

A Telebras quer ser também uma fornecedora de datacenter para os dados sensíveis do governo, ao lado do Serpro e da Dataprev, afirma o presidente da estatal, Frederico de Siqueira Filho. Segundo ele, a Telebras tem infraestrutura  – cinco datacenters no país, sendo dois de grande porte em Brasília e São Paulo – e corpo técnico capacitado para ser fornecedora de serviços ao governo.

“Há conversa com Serpro e Dataprev. Podemos atuar em sintonia. A Telebras está pronta para atender a demanda do governo e nesse contexto se insere a contratação de edge computing para ser integrada ao nosso legado”, reforça Frederico de Siqueira Filho, que participou nesta terça-feira, 02/04, do Tech Gov Fórum Brasil, realizado pela Network Eventos, em Brasília. 

Mais que oferecer o datacenter, a Telebras tem como meta ser o grande provedor de infraestrutura de telecomunicações para a administração pública federal. “Temos 30 mil quilômetros de fibra óptica em todo o Brasil, um satélite geoestacionário com mais de 20 mil pontos conectados, com forte atuação no Norte e Nordeste e temos certeza que podemos ser um dos instrumentos de inclusão digital do governo”, detalhou o presidente da estatal.

Ao ser questionado se a Starlink é uma concorrente da Telebras na oferta de serviços satelitais, Frederico de Siqueira Filho garantiu que não. Segundo ele, a Telebras quer ser um hub de soluções satelitais funcionando como uma integradora e contratando serviços de terceiros. Sobre a Viasat, que atua no satélite geoestacionário brasileiro, o presidente da estatal assegurou ainda que a parceria deverá ser ampliada. Assistam a íntegra da entrevista com o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho.


Botão Voltar ao topo