Toyota fecha fábrica para construir protótipo de cidade do futuro no Japão
A Toyota Motor aproveitou a CES, que acontece esta semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para anunciar a construção de um protótipo de “cidade do futuro” na base do Monte Fuji, no Japão, que usará como energia células de hidrogênio e funcionará como laboratório para carros autônomos, casas inteligentes, inteligência artificial e outras tecnologias. A iniciativa foi batizada de “Woven City” (Cidade Tecida), em referência às origens da empresa como fabricante de teares.
“É difícil ter ideia sobre o que é uma smart city se você apenas está construindo um bloco inteligente”, disse James Kuffner, presidente-executivo do Instituto de Pesquisa Avançada da Toyota à Reuters. A ideia da “Woven City” vem sendo discutida há um ano e tem como objetivo criar cidades mais seguras, limpas e divertidas e aprender lições que podem ser aplicadas ao redor do mundo, acrescentou o executivo.
A cidade terá serviços de polícia, bombeiros, de ambulância, escolas e poderá abrigar um conjunto de funcionários, aposentados e outras pessoas vinculadas à Toyota, disse Kuffner. O projeto, a ser construído no local de uma fábrica de veículos que deve ser fechada até o final deste ano. Inicialmente, abrigará cerca de 2 mil moradores nos próximos anos e servirá de moradia para os pesquisadores.
A Toyota não revelou o custo do projeto, cuja construção deve começar no próximo ano. “Se você construir, eles virão”, disse o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, que chamou o projeto de “meu Campo dos Sonhos pessoal”.
*Com agência Reuters e agências internacionais