GovernoInovação

Espírito Santo abre fundo de R$ 500 milhões para empresas de TI

Seleção das empresas está prevista para acontecer ainda neste semestre, conta o diretor presidente do Instituto Jones, uma espécie de IBGE do Estado, Pablo Lira.

O Espírito Santo está dedicando R$ 500 milhões da segunda carteira do Fundo Soberano para investir em empresas de tecnologia voltadas à transição energética. A ideia é começar a selecionar essas empresas ainda neste primeiro semestre, afirma o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, uma espécie de IBGE do Estado, Pablo Lira.

“A primeira carteira do Fundo Soberano, lançado em 2019, a partir dos recursos vindos do petróleo e gás, foi voltado para startups e para reforça o ecossistema de inovação. Essa segunda carteira estamos pensando em economia verde, em transição energética tão importante para o desenvolvimento econômico e social nos próximos anos”, revelou Lira, que participou nesta quinta-feira, 8/5, do Tech Gov Fórum Espírito Santo, organizado pela Network Eventos.

À CDTV, do portal Convergência Digital, Pablo Lira disse, com orgulho, que o fundo soberano do Espírito Santo, baseado nos fundos feitos pela Noruega e Singapura, foi considerado o melhor da América Latina e o terceiro melhor do mundo. “O Espírito Santo está à frente para ser líder no mundo 4.0”, afirmou.

O executivo também falou sobre o impacto da Inteligência Artificial e o uso dela no dia a dia do governo do Estado. “Nós seremos protagonistas no uso da IA”, adiantou. Assista a entrevista com o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.


Botão Voltar ao topo