Transição de Lula vai ouvir TCU e quer barrar liquidação do Ceitec
O destino do Ceitec será assunto da próxima semana no grupo de trabalho da transição de governo que trata de Ciência e Tecnologia. O GT quer conversar com o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rego Filho, revisor do tema na Corte de Contas.
“Esse é um tema sobre o qual acreditamos que o TCU terá sensibilidade para aguardar, especialmente diante das restrições que existem sobre a extinção do Ceitec”, disse o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Celso Pansera, após reunião do GT nesta quarta, 23/11.
Vital do Rego Filho é a principal voz contrária à extinção da estatal do chip no Tribunal de Contas da União. Ele apresentou um voto alternativo ao do relator, Walton Rodrigues, que é favorável ao fechamento da fábrica e design house. Para Vital do Rego Filho, as patentes e as pesquisas, além da sala limpa são estruturas únicas na América Latina e não devem ser desmobilizadas.
Ao Convergência Digital, Celso Pansera, admitiu que a principal preocupação do grupo de C&T é com a recomposição dos recursos para pesquisa. “Tudo vai depender do espaço fiscal com a PEC, mas estamos apontando para um reajuste de 40% nas bolsas, sendo que desde 2013 as perdas já são de quase 70%”, completou.
No caso das bolsas do CNPq, o espaço necessário seria de R$ 400 milhões. Para a CAPES, cerca de R$ 1,2 bilhão, segundo o ex-ministro. “Precisamos fazer a recomposição ou em mais um ano as bolsas de mestrado valerão menos de um salário mínimo”, afirmou.