TV Digital: 8 milhões de conversores já foram distribuídos no Brasil
Com as novas regiões onde haverá desligamento dos sinais analógicos de televisão neste mês de março, a Seja Digital calcula que já foram entregues 8 milhões de kits de conversores e antenas às famílias inscritas em programas sociais do governo federal. Até o fim do ano, a previsão é de distribuir outros 5 milhões de aparelhos.
Paralelamente, o grupo que coordena a digitalização também incentiva que lojas ofereçam descontos nos conversores. Em Bauru e região, onde a Anatel esteve nesta semana para promover o desligamento, feirões chegam a por os aparelhos à venda por menos de R$ 90.
Segundo o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, esse tipo de movimento é importante para alcançar famílias de baixa renda que não estão inscritas nos programas sociais – e, portanto, não têm direito ao kit distribuído gratuitamente. Por outro lado, há famílias que estão inscritas, mas não sabem que podem receber os conversores.
“Têm famílias que estão no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal mas não recebem benefícios, e portanto não sabem que têm direito ao kit gratuito. Por isso é importante procurar a Seja Digital porque elas também podem receber antena e conversor”, destaca Martelleto.
Em Bauru, que tem desligamento previsto para 28/3, a pesquisa feita em janeiro já indicava que 88% dos lares estavam aptos a receber somente os sinais digitais de televisão. “Esses números nos deixam ter quase certeza de que acontecerá o desligamento na data prevista”, afirmou o presidente da Anatel, Juarez Quadros, que nesta quinta, 1o/3, entregou o kit de número 40 mil para a aposentada Ana Coutinho.
* Luis Osvaldo Grossmann viajou a Bauru a convite da Seja Digital