TV Digital: Apagão adiado em Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto
O grupo que reúne governo, Anatel, teles móveis e emissoras de televisão decidiu nesta terça, 30/1, adiar o desligamento dos sinais analógicos em quatro cidades. Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto não atingiram o patamar mínimo para permitir o fim das transmissões nesta quarta, 31/1, e ganharam novo calendário.
Com isso, apenas Curitiba, com apagão também marcado para a meia noite desta quarta, manterá o previsto. Na capital do Paraná e outros 26 municípios 91% dos domicílios estão prontos para a transmissão somente pelos sinais digitais.
Mas em Florianópolis e seis cidades próximas o Ibope indicou serem 89% dos lares prontos, o que levou o ‘apagão’ analógico para 28 de fevereiro. Já em Porto Alegre, além de outros 107 municípios gaúchos, o índice foi ainda menor, de 88%. Por isso, a decisão foi empurrar o desligamento para 14 de março.
Também estava previsto o ‘apagão’ analógico em Franca e Ribeirão Preto. A ideia inicial era fazer o desligamento em ambas junto com outras cidades do interior de São Paulo em 27 de setembro do ano passado, mas por lá o atraso foi maior na preparação dos domicílios.
Mais uma vez, as duas ficaram abaixo do patamar mínimo de 90% para autorizar o desligamento. O levantamento em 20 municípios da região de Ribeirão Preto e em outros 25 cidades da região de Franca mostrou indicou 89%, o que resultou na decisão de adiar mais uma vez o fim dos sinais analógicos por lá. A nova data prevista é 21 de fevereiro.
Durante a reunião do grupo de implementação da digitalização, Gired, também foram apresentadas as pesquisas realizadas nos agrupamentos em que o sinal analógico será desligado daqui a 60 dias. Em São Luís (MA) e mais nove cidades o índice medido foi 92% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O desligamento no Maranhão está previsto para 28 de março, mesma data em que também deverá haver ‘apagão’ em Bauru (já com 88% dos lares prontos), Presidente Prudente (84%) e São José do Rio Preto (80%).