TV digital: Quatro milhões de kits distribuídos no país
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, revela que alcançou a marca de quatro milhões de kits gratuitos entregues para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
A distribuição do kit tem como objetivo permitir o acesso da população de baixa renda ao sinal digital. Com estes equipamentos – antena digital e conversor com controle remoto – até os televisores mais antigos podem receber o sinal digital, permitindo que a programação aberta seja transmitida com qualidade de imagem e som de cinema. Após o desligamento do sinal analógico de TV, apenas as TVs preparadas continuarão a receber a programação dos canais abertos de televisão.
“Até dezembro de 2018, cerca de 14 milhões de famílias de mais de 1.300 cidades terão recebido seus kits”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital. No dia 25 de outubro, o sinal analógico de televisão será desligado na cidade do Rio de Janeiro e em mais 18 municípios do entorno. Expectativa é que serão distribuídos 1,2 milhão de kits.
Além do Rio de Janeiro, o sinal analógico de TV será desligado nas seguintes cidades: Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá.
O processo do desligamento do sinal analógico teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.