
O uso da Assinatura Eletrônica Avançada Gov.br registrou um salto de 92% nos primeiros cinco meses de 2025, consolidando-se como uma das soluções digitais mais adotadas pelo governo federal. Entre janeiro e maio deste ano, a plataforma foi utilizada 75 milhões de vezes, contra 39 milhões no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta, 28/5 pelo Ministério da Gestão.
O MGI ressalta que a Assinatura Gov.br é classificada como avançada, o que significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança. Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis.
Para acessar a assinatura digital é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.br. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação.
Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Gov.br. A conta Ouro exige reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.