YouTube dos games terá data center em São Paulo
O Brasil é o segundo maior mercado em número de usuários ativos da Roblox. Objetivo é reduzir a latência e aumentar a estabilidade das conexões para os jogos.

A Roblox, que pode ser chamada de “Youtube dos games”, vai construir um data center próprio no Brasil com previsão de entrada em operação no início de 2026. A instalação será localizada na cidade de São Paulo e, segundo a empresa, será a mais avançada da plataforma até o momento. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 2 de maio, na Gamescom LATAM 2025.
O objetivo da nova infraestrutura é melhorar a experiência de usuários e criadores brasileiros, com foco na redução da latência, no aumento da estabilidade das conexões e na ampliação da capacidade de entrega de jogos com maior fidelidade gráfica e interatividade.
O Brasil é atualmente o segundo maior mercado da Roblox em número de usuários ativos, com crescimento acumulado de 183% nos últimos quatro anos, de acordo com dados divulgados pela própria empresa.
“Com hardware de ponta, estamos elevando o desempenho e a confiabilidade para nossos jogadores brasileiros e nos preparando para receber milhões a mais”, afirmou Jerret West, diretor executivo de marketing e líder de expansão internacional da Roblox.
O novo data center será responsável por otimizar o desempenho em dispositivos de diferentes faixas de preço, encurtando os tempos de carregamento e ampliando o potencial de escalabilidade dos jogos criados por desenvolvedores locais. A companhia também promete melhorias na taxa de quadros e no tempo de resposta das sessões de gameplay.