Inovação

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

As leis de proteção de dados geram tanto oportunidades quanto ameaças. “Não trate as legislações apenas como um novo projeto de compliance. Construa os alinhamentos de negócios e avalie seu posicionamento”, ressaltou Adarsh Kumar, CTO e líder de cibersegurança para América Latina da Capgemini, durante palestra no CIAB Febraban 2019, realizado esta semana, em São Paulo.

Kumar orientou as instituições financeiras a aproveitarem as oportunidades a partir de novos modelos de negócios para entregar mais valor aos clientes e ao negócio. “API e colaboração são essenciais para os bancos moverem-se para frente. Avaliem as capacidades atuais dos programas de open API e determinem as maneiras de acelerar o processo”, completou.

Falando sobre open banking, ele listou três pontos específicos capazes de criar impactos significativos para o ecossistema bancário: regulação para provedores terceiros; acesso à conta de pagamento e autenticação mais forte e comunicação segura. “O open banking está possibilitando tecnologias da mesma maneira que os provedores de internet o fizeram com serviços de valor agregado para o consumidor”, comparou.

Para ele, open banking vai fazer pagamentos – como transferência de créditos, débitos diretos no cartão e banco online – ficarem mais seguros, aumentar a proteção ao consumidor, promover a inovação e a competição, ao mesmo tempo em que vai assegurar um nivelamento nos meios de pagamentos. Adarsch Kumar enfatizou, porém, que uma questão não pode ser esquecida: os dados pertencem aos clientes. Confira a entrevista.


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