Automação e defesa cibernética são principais usos de IA no Brasil
A grande maioria (92%) dos gerentes de negócio investiu em Inteligência Artificial/Aprendizado de Máquina e está fazendo isso para mais de um caso de uso, em média. A automação é, sem surpresa, a área mais relatada (64%), enquanto pouco mais da metade (51%) relata o uso de IA para evitar ataques cibernéticos.
Os dados são da pesquisa “A TI no Trabalho: 2022 e o Futuro”, que entre outros pontos indica que a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina já são amplamente usadas nos negócios, mas podem exigir mais treinamento para que o uso seja maximizado.
De acordo com o estudo, que ouviu gerentes de negócio e de tecnologia, 58% dizem estar usando a IA para substituir os agentes de suporte, enquanto 42% buscam criar autoatendimento para funcionários. Apenas 2% responderam que a organização não investe em IA.
Ainda assim, quase metade (49%) cita a falta de treinamento e de conhecimento técnico básico (48%), enquanto pouco mais de um quarto (28 %) relatam que os funcionários geralmente não são incluídos nas decisões sobre a tecnologia que usarão.
Quase todos (96%) os entrevistados concordam que as tecnologias de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina desempenharão um papel signi cativo no fortalecimento de sua estrutura de segurança de TI em um futuro próximo.
Isso mostra que a IA e ML estão sendo cada vez mais usadas para tarefas críticas, mas também acaba sendo aplicadas em vários departamentos, de acordo com os BDMs
Segundo o estudo, é mais provável que a TI esteja usando Ineligência Artificial/Aprendizado de Máquina (58%), mas esses recursos também estão sendo usados em vários contextos nessas organizações, como operações (43%), atendimento ao cliente (40%).
A IA também aparece em ações relacionadas a controle de qualidade (39%), logística/cadeia de abastecimento/transporte/frota (37%), entre muitos outros. Em média, os entrevistados relatam que sete departamentos estão usando IA em sua organização.
A pesquisa foi encomendada pela ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI empresarial da Zoho Corporation, e ouviu 200 executivos de TI e outras funções-chave de negócios, de organizações de todo o Brasil.