AWS cria marca d’água para imagens geradas por inteligência artificial
Las Vegas, EUA – A AWS anunciou nesta quarta, 29/11, durante o re:Invent 2023, maior evento anual da gigante da nuvem, o aprimoramento de uma das ferramentas de inteligência artificial generativa de forma a permitir a criação de imagens ultra realistas a partir de requisições em linguagem natural. E o detalhe especial é que todas as imagens criadas por IA na plataforma da AWS virão com uma marca d’água invisível, um selo de autenticação para evitar manipulações.
“Esse modelo permite a criação de imagens realistas de alta qualidade usando simples prompts escritos em linguagem natural, podendo personalizar essas imagens usando seus próprios dados para a criação de conteúdo que melhor reflita sua indústria ou sua marca. E o mais importante, para cumprir nosso compromisso de promover o desenvolvimento responsável de tecnologia de IA, todas as imagens geradas terão uma marca d’água como padrão”, afirma o vice presidente dados e aprendizado de máquina da AWS, Swami Sivasubramanian.
Esse compromisso, vale lembrar, foi sinalizado por diferentes Big Techs americanas em uma reunião, em julho, com o presidente dos EUA, Joe Biden. E mais recentemente, no fim de outubro, Biden assinou uma Ordem Executiva que exige padrões de segurança para inteligência artificial, como o compartilhamento de testes entre empesas e governo, programas de segurança cibernética e, justamente, o uso de marcas d’água.
A geração de imagens por IA está inserida no Titan, um dos modelos de IA generativa nativos da plataforma AWS. A marca d’água é invisível na imagem em si, mas pode ser conferida nos metadados. E como se trata de um ferramenta que não é para o usuário final, a forma de apresentação desse ‘selo de autenticação’ também depende de decisões de quem cria cada imagem.
“Não é para o usuário final, é uma evidencia de onde a imagem foi originada. Imagine caso de processo jurídico, em que tenho uma foto negando que estava em algum lugar em determinado momento. Com a manipulação de imagens hoje isso é difícil. Então a marca d’água é, na prática, um selo de autenticidade. As imagens de clientes geradas com a nossa ferramenta Titan já virão automaticamente com essa evidência”, explica o líder de arquitetura de soluções para setor público da AWS na América Latina, Alex Coqueiro.
A expectativa é que esse tipo de solução se dissemine de forma generalizada, destaca Américo de Paula, que lidera a arquitetura de soluções para o setor privado.
“A responsabilidade envolve vários setores da sociedade e vai muito das empresas, em larga escala, começarem a adotar selo de identificação em toda a imagem gerada. Por isso a Ordem Executiva do governos dos Estados Unidos é tão relevante em termos de marco. É o primeiro passo em âmbito governamental e a gente acredita que no longo prazo isso se popularize para outros governos.”
* Luís Osvaldo Grossmann participa do re:Invent 2023 a convite da AWS