AWS lança IA generativa regional para América Latina, GPT Latam
Segundo empresa, modelo foi treinado com idiomas, dados e contextos culturais da América Latina e do Caribe.

A AWS lançou, no Chile, um modelo de inteligência artificial generativa regional para a América Latina, batizado Latam-GPT. Ele foi apresentado na terça, 10/2, como o primeiro Grande Modelo de Linguagem aberto desenvolvido na região. O projeto foi coordenado pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial do Chile, o CENIA, em colaboração com instituições públicas, privadas e acadêmicas de vários países latino-americanos e caribenhos.
O modelo foi treinado com idiomas, dados e contextos culturais da América Latina e do Caribe, com o objetivo de ampliar a presença regional no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. A proposta é oferecer uma alternativa a sistemas treinados majoritariamente com conteúdos em inglês e referências culturais de outras regiões, incorporando também elementos históricos, políticos e sociais locais.
Segundo a AWS, o desenvolvimento do Latam-GPT contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, da Amazon Web Services e do Data Observatory, além da colaboração de pesquisadores e instituições de países da região, incluindo o Brasil.
O Latam-GPT foi concebido como uma iniciativa de código aberto, com a proposta de funcionar como um bem público digital. A estrutura permite que universidades, governos, startups e outras organizações utilizem e adaptem o modelo para aplicações em áreas como educação, gestão pública e inovação produtiva. O projeto busca ampliar o acesso à inteligência artificial e estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em colaboração regional.





