Inovação

Banco Central: Adesão ao Pix cresce 57% ao mês

Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, aproximadamente 75 milhões de brasileiros usaram o Pix para pagar ou receber. Significa que 45% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento.
Em abril, a quantidade de Pix superou a quantidade de TED, DOC, cheque e boleto somados. As transações realizadas pelo Pix (1,547 bilhões) já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 1,109 trilhões.

“O Pix completa seis meses de operação e o pagamento para empresas está com uma taxa média de crescimento bastante acelerada, em 57,5% ao mês. Em comparação a outros sistemas de pagamentos instantâneos no mundo, o Pix figura entre os que tiveram adoção mais rápida”, afirma o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Informações compiladas pelo BC mostram que já existem mais de 242 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.

Está aberta consulta pública que trata do Pix Saque e do Pix Troco. As duas novas funcionalidades estão previstas para serem implementadas no segundo semestre desse ano, e possibilitaram a retirada do dinheiro em espécie com o Pix.

Até o final de 2021, o BC prevê a inclusão de novas ferramentas no sistema, como a inclusão da conta salário, o Pix aproximação, além da possibilidade de fazer Pix entre usuários que estejam sem acesso à internet.


* Com informações do Banco Central

Botão Voltar ao topo