Inovação

Bancos falham e mostram despreparo na estratégia digital

Boa parte dos bancos está despreparado na estratégia digigal, de acordo com a análise feita pela WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. O Nubank é o único a figurar como líder e o Digimais ocupa sozinho a posição de visionário. O mais surpreendente é que 12 instituições se enquadram no quadrante “Despreparados”: next, Superdigital, Agibank, Banqi, BMG, entre outros.No estudo, “Despreparados” são sites que não têm estratégia sólida de marketing digital e atendem parcialmente aos requisitos técnicos apurados neste estudo e, muitas vezes, podem ser de grande porte, com foco em ações em outros canais.

Os sites “Líderes” recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa. E os “Visionários” são aqueles que trabalham de maneira expressiva a melhoria do seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder. Estes sites podem ser vistos como desafiantes e merecem seu lugar de destaque, pois o potencial de superação pode ser considerado como ameaçador.

O CEO da WebPeak, Marcos Custódio, explica que o levantamento tem como objetivo quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Este material oferece aos gestores de marketing um mapa de oportunidades, que permite mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfego do mercado. Custódio explica que se o site de um banco digital não aparece no quadrante ou não está em destaque porque ele não atende aos critérios de qualidade aplicados pelos principais buscadores. “Atender a estes critérios garante que o site de qualquer empresa esteja otimizado para a transformação digital”, assinala.

Os sites do Itaú, Bradesco, N26 figuram no e N26, seguidos do da Cielo, N26 e Banco Pan, figuram no quadrante “Popular” que, como o próprio nome já diz, são páginas de referência na internet, porém, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca. Na fronteira entre “Populares” e “Despreparados” estão o Neon, o Original, o C6 Bank, Modalmais e Mercantil do Brasil.

 O estudo utilizou a ferramenta de análise de marketing digital e SEO da WebPeak para consolidar uma série de métricas que determinam a liderança em um segmento na internet. Estas informações são obtidas a partir de dados comercializados por aplicativos populares, instalados em mais de 100 Milhões de Dispositivos.


Para chegar a esses resultados, o estudo avaliou diversos indicadores quanto ao engajamento; score e performance dos sites. O score dos sites foi um dos conjuntos de indicadores mais importantes do estudo por ajudar a identificar quais são os sites mais qualificados para os buscadores de acordo com a quantidade de desenvolvimento de cada um. “Inserimos indicadores de extrema importância para as mais recentes atualizações como Web Vitals”, conta Custódio. O estudo completo está disponível em Zoho Analytics – Quadrante Épico WebPeak – Banco Digital

Botão Voltar ao topo