Inovação

BC: Open Finance do Brasil rendeu prêmio internacional

A implantação do Open Finance no Brasil rendeu ao Banco Central o prêmio internacional Central Banking Awards na categoria “Data Management Initiative Award”. Segundo o BC, o Brasil faz a implementação do maior sistema de open finance do mundo. 

“Mesmo em pouco tempo de implementação de um projeto de longo prazo, já é possível notar mudanças robustas nos processos das instituições participantes, inclusive de onboarding de clientes (processo de orientação aos novos clientes a respeito da utilização dos produtos/serviços) e de avaliação de riscos de crédito”, diz o BC, em nota. 

Segundo o Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), João André Pereira “hoje, o Open Finance possibilita a entrega de produtos e serviços mais adequados aos consumidores financeiros, tendo em vista os seus interesses, objetivos e necessidades”.

“Temos o maior Open Finance do mundo, tanto em termos de escopo quanto em quantidade de instituições participantes e consentimentos de consumidores. São mais de 800 instituições participantes e fomos a primeira jurisdição a padronizar o compartilhamento de dados de operações de crédito e, em breve, vamos agregar dados de investimentos, seguros, previdência, credenciamento e câmbio”, completa.   

Até o momento, o Open Finance registrou mais de 2 bilhões de chamadas de APIs e 5,6 milhões de consentimentos ativos, para referência. “E esperamos que esses números continuem a crescer de forma sustentada ao longo dos próximos meses e anos, na medida em que novas soluções e serviços sejam disponibilizados pelas instituições participantes na esteira do Open Finance, tanto de planejamento familiar e aconselhamento financeiro, quanto de iniciação de Pix, entre outras”, explica Diogo Silva, à frente da equipe do Open Finance no departamento de regulação do BC.  


Botão Voltar ao topo