Inovação

Brasil ativa Observatório Nacional de Blockchain

Plataforma da RNP e do CPQD quer ser convergência de universidades, empresas e governo

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com o suporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançam no próximo 25 de abril o Observatório Nacional de Blockchain, uma plataforma que mira consolidar e expandir o uso da tecnologia de registro distribuído no país.

O blockchain oferece descentralização, transparência e segurança aprimorada. O Observatório quer ser ponto de convergência para universidades, empresas e o setor governamental para o crescimento do ecossistema blockchain em todo o Brasil.

A plataforma terá ferramentas como um mapa interativo de iniciativas, que permitirá visualizar e conectar startups; grupos de pesquisa acadêmicos e projetos governamentais. Casos de uso vão apresentar exemplos concretos de aplicações bem-sucedidas da tecnologia, enquanto os indicadores do setor, desenvolvidos em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), prometem dados sobre a produção científica nacional na área.

O Observatório também pretende oferecer conteúdo curado, como relatórios, vídeos e oportunidades de investigação, tendências, regulamentações e avanços do setor, promovendo a disseminação do conhecimento e a ampliação da adoção do blockchain. Uma Comunidade de Especialistas em Blockchain facilitará a troca de experiências e o networking através de encontros virtuais e um grupo exclusivo no LinkedIn.

Para marcar o lançamento oficial, um webinar será realizado no dia 25 de abril, às 11h, com a participação de representantes da RNP, do CPQD e do Ibict. O Observatório do blockchain foi viabilizado pelo Projeto Ilíada e integra o guarda-chuva dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI), que visam impulsionar áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional.


Botão Voltar ao topo