
Estudantes de Ciência da Computação criaram uma solução digital que rastreia promoções de passagens aéreas com o uso de inteligência artificial. O Passabot, como é chamado, tem o objetivo de auxiliar as pessoas que buscam melhores condições de preços para viajarem. A ferramenta foi apresentada durante a 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e fomento ao empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Desenvolvido por Alan Matheus Alves, Bianca Freitas, Fernando Vieira e Leonardo Gomes, estudantes de ciência da computação do Insper – Instituto de Pesquisa e Ensino, de São Paulo, o projeto foi vencedor na categoria de Smart Cities do concurso, como uma solução que torna a atividade em grandes centros urbanos mais eficiente. “A iniciativa de transformar nossa ideia em um aplicativo se fortaleceu quando conhecemos o Campus Mobile e decidimos nos inscrever no concurso”, conta Alan Matheus, sócio cofundador do Passabot.
O Passabot funciona como um chatbot que, utilizado no whatsapp, localiza promoções baseadas no planejamento e desejo de cada usuário. O resultado é um compilado de condições para viagem obtidos a partir do aprendizado da máquina por meio de prompts encaminhados aos usuários. A jornada se inicia na busca pelas passagens, cotação de preços e leva o cliente à compra final através de parceiros da startup.
Para Bianca Freitas, participar da 13ª edição do Campus Mobile – que contou com 58% de mulheres entre as finalistas – foi uma experiência ainda mais representativa “Durante a competição, conheci várias outras mulheres incríveis, mas mesmo com esses encontros potentes, ainda somos minoria em muitos espaços, principalmente quando se fala de tecnologia. Vencer com a Passabot foi um reconhecimento enorme, mas mais importante ainda foi perceber o impacto que a nossa presença pode causar em espaços como esse”, revela a estudante.
Com o prêmio do Campus Mobile, além de uma quantia para aperfeiçoar o projeto, a equipe embarcará em uma viagem ao Vale do Silício no mês de setembro, onde viverá uma experiência única ao visitar grandes empresas de tecnologia e universidades de referência para o setor. A equipe do PassaBot espera fazer networking e internacionalizar a solução. Sócios-fundadores do Passabot, Alan Matheus e Fernando Vieira já têm na solução suas fontes de renda. “Vivemos do que lucramos com o Passabot e temos o desejo de nos tornarmos os maiores intermediadores de compra de passagens no país”, revelam os empreendedores.