Inovação

China Unicom começa a operar no Brasil por meio de cabo submarino

A China Telecom começa a operar no Brasil por meio do consórcio South Atlantic Inter Link (SAIL), que concluiu a instalação de seu cabo de fibra ótica submarino, com 25 anos de vida útil. Pela primeira vez, dois continentes do hemisfério sul, África e América, estão diretamente conectados por meio de um cabo transatlântico que liga as cidades de Kribi, nos Camarões, e Fortaleza, no Brasil.

Em informe ao mercado, distribuído nesta terça-feira, 11/09, o consórcio reporta qque o sistema de cabos SAIL foi projetado como uma ligação direta de alta velocidade entre os dois continentes. Usando tecnologia de transmissão 100G, o sistema usa uma configuração de quatro pares de fibra para alcançar até 32 Tbps. O investimento é uma parceria conjunta da China Unicom (com sua subsidiária integral, China Unicom do Brasil Telecomunicações Ltda) e da CAMTEL. Todo o projeto foi realizado pela Huawei Marine Networks, fornecedora líder global na indústria de cabos submarinos.

A terminação brasileira do SAIL se interliga com os cabos submarinos Sam-1, que dá uma volta de 25 mil km na América do Sul, começando na Argentina, passando pelos Estados Unidos e terminando no Chile; e BRUSA, que liga as cidades do Rio de Janeiro e de Fortaleza à Virginia Beach, nos Estados Unidos. Os valores investidos não foram revelados.

Botão Voltar ao topo