Corretora de bitcoin brasileira sai do ar por falha no sistema
Uma das maiores corretoras de bitcoins do país, a FoxBit está fora do ar desde sexta-feira, 09/03, por falha no sistema. Em comunicado, divulgado nesta segunda-feira, 12/03, os fundadores da empresa, o CEO da FoxBit, João Canhada, e o COO, Guto Schiavon, informaram que o problema teve início quando foram percebidos saques em duplicidade no sistema da exchange. Reportagem do portal Info Money aponta diz que o sistema só deve voltar a funcionar na quarta-feira, 14.
O modo de reportar o problema também foi diferente: foi feita uma “live” no You Tube. Nela, os executivos confirmaram a ocorrência de cerca de 130 saques em duplicidade, totalizando algo em torno de 30 bitcoins perdidos. No valor atual, em R$ 31 mil cada moeda, seriam R$ 930 mil retirados de forma errada da plataforma da companhia.Segundo Schiavon, alguns investidores já se mostraram dispostos a devolver o dinheiro, mas, de qualquer forma, a FoxBit teria caixa proprietário para cobrir as perdas. “Este valor representa uma porcentagem ínfima do que temos”, ressaltou Canhada.
Os dois explicaram ainda que, constatada a falha, eles tiveram que realizar uma manutenção emergencial no sistema. Porém, ao fazer isso ocorreu um erro com o banco de dados da FoxBit. Em nota mais cedo, a empresa disse que esta falha corrompeu os índices do banco de dados da Blinktrade, a provedora de serviços deles. A exchange deixou claro que não foi um caso de ataque hacker.
Sobre as ordens feitas em meio à falha, os dois fundadores disseram que assim que o sistema voltar a funcionar, antes de ser efetivamente colocar de volta no ar será feita uma análise de preços. Usando como base o índice do site BitValor, todas as ordens que estiverem 5% acima ou 5% abaixo do preço do índice serão canceladas. O negócio de criptomoedas não é regularizado no Brasil.
Fonte: portal Info Money