Inovação

CPqD desenvolve plataforma open source de IA voltada ao agronegócio

Um projeto desenvolvido pelo CPqD em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa elabora uma plataforma de código aberto destinada a oferecer recursos para a criação de aplicações de inteligência artificial para o agronegócio, com objetivo de obter ganhos em produtividade e eficiência. 

“A ideia é fornecer, por meio dessa plataforma, elementos básicos que possam facilitar o desenvolvimento de aplicações específicas de IA para o agronegócio por startups e outras empresas que atuam nesse setor, proporcionando robustez e estabilidade para operação em larga escala”, explica o gerente de desenvolvimento de negócios em agronegócio inteligente do CPqD, Fabrício Lira Figueiredo. 

Com recursos dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o projeto, iniciado em 2018, tem duração de três anos. 

Ele envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizado e análise preditiva,  de visão computacional (com imagens e vídeos) voltadas à identificação de padrões, entre outras possibilidades, e ainda aplicações de sistemas de diálogo (assistente virtual) para o agronegócio.

* Com informações do CPqD


Botão Voltar ao topo