Estados Unidos dão passo decisivo para legalizar as bitcoins
Os adeptos da moeda digital tiveram uma vitória relevante. O principal órgão regulador de derivativos dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 06/12, que perrmitirá à CME Group e à CBOE Global Markets a listarem contratos futuros de bitcoin. A decisão deixa portas abertas para maior regulação, mas também para mais adesão pelo público convencional, uma vez que futuros da bitcoin e outros derivativos facilitariam a negociação da nova classe de ativos.
“A simples percepção de famílias ao redor do mundo de que CME e CBOE estão dando legitimidade à bitcoin é o que realmente está puxando o grande rali aqui”, disse o diretor de estratégia global de produto e marketing da Cambridge Royal Payments em Toronto, Karl Schamotta. Com a possível regulamentação, a bitcoin bateu os US$ 13 mil.
Mas as manifestações contrárias também crescem. “Estamos em um processo de bolha e uma das características de um mercado que passa por bolha é que não há forma de saber quando ela vai estourar”, disse Mick McCarthy, estrategista chefe de mercado da CMC Markets, em Sydney.
“Há muito dinheiro fluindo para bitcoin agora, a maior parte motivada por medo de perda da oportunidade e ganância”, advertiu Leonhard Weese, presidente da Associação da Bitcoin em Hong Kong. No Brasil, as bitcoins seguem sem regulamentação pelo Banco Central, mas quem comprar as moedas digitais têm de declarar à Receita Federal.
*Com Agência Reuters