Fabricante de Taiwan elege Europa para construir fábrica de baterias para carros elétricos
A fabricante de baterias taiwanesa ProLogium Technology Co. selecionou quatro países europeus – França, Alemanha, Polônia e Reino Unido – para uma fábrica de baterias de lítio de estado sólido de US$ 8 bilhões, revelou a consultoria Accuracy nesta segunda-feira, 05/09. A nova unidade terá de ter capacidade de 120 gigawatts-hora (GWh) para fornecer veículos elétricos (EVs) e vai empregar milhares de pessoas.
A fábrica será construída na próxima década. Não há ainda um prazo definido para a escolha definitiva do país que vai sediar a unidade, mas a Alemanha sai em vantagem uma vez que a ProLogium e a Mercedes-Benz tem um projeto comum de desenvolvimento de baterias de estado sólido. No ano passado, a ProLogium levantou US$ 326 milhões em sua última rodada de financiamento, que incluiu investimentos do Primavera Capital Group, SoftBank China Venture Capital e outros.
As baterias de estado sólido são consideradas essenciais para os carros elétricos, uma vez que devem ser capazes de armazenar mais energia, carregar mais rapidamente e oferecer maior segurança do que as baterias de íons de lítio líquidas, ajudando a acelerar a mudança dos carros movidos a combustíveis fósseis.
*Com informações da Agência Reuters