FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e a TIM Brasil prometem para os primeiros meses de 2021 ter uma plataforma de carro conectado embarcada nos veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram. Os veículos vão usar o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com conexão 4G e também com conexão à rede NBIOT, voltada à internet das coisas.
“Não estamos fazendo um M2M, uma comunicação de máquinas, ou criando um hotspot Wi-Fi. Vamos ter um sistema muito similar ao celular embarcado nos veículos. E a escolha da TIM aconteceu pela sua cobertura nacional no 4G. Temos que garantir conectividade e qualidade”, afirmou em coletiva de imprensa, o CIO da FCA para a América Latina, André Souza Ferreira. Ele revelou que outras operadoras foram testadas no Brasil, mas somente a TIM apresentou a plataforma desejada e em conformidade com a iniciativa global da FCA.
Na prática, os carros conectados vão viabilizar uma comunicação em tempo real do carro com uo usuário, com a FCA e com ma rede de concessionária. Também há outros serviços como dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. “Teremos uma plataforma com mais de 30 serviços para o cliente. Nossa ideia é fazer o carro um dispositivo como o é o smartphone e o tablet”, adicionou Ferreira.
Sobre o 5G, a FCA diz que, no momento, ela é testada fora do Brasil – na Europa e na Ásia já existem serviços comerciais de 5G, mas que aqui é preciso aguardar o leilão e as ofertas das operadoras, por meio do uso eficiente do espectro do 4G, como o 5G DSS. “Não estamos falando de 5G agora. O 4G nos atende plenamente para o carro conectado. O 5G eu penso no carro autonômo”, explicou o CIO da FCA.
Em dezembro do ano passado, André Souza revelou, em coletiva de imprensa, que havia a avaliação de replicar o modelo europeu – com o contratação de uma MVNO para o serviço- ou a contratação de uma operadora, o que terminou sendo a opção tomada. No mesmo evento, a FCA anunciou uma parceria com a Visa para a construção de uma solução de meio de pagamento que possa usar o carro como plataforma. Na entrevista de hoje, Ferreira reforçou a parceria com a Visa, mas não adiantou detalhes da evolução do processo. “Mas queremos um ecossistema de parceiros. Insisto: o carro conectado será uma plataforma como o é hoje o smartphone.”
Para o Chief Revenue Officer da TIM Brasil, Alberto Griselli, ser a operadora escolhida pela FCA comprova a eficiência dos investimentos feitos em ter cobertura 4G, até agora, em 3500 municípios. “Queremos oferecer conectividade e serviços agregados. Ter novos modelos de negócios para oferecer ao usuário”, frisou. André Souza Ferreira, no entanto, preferiu não adiantar os modelos e os preços que serão cobrados dos donos dos automóveis pelos serviços. “Ainda estamos fazendo esse trabalho. Mas tenho convicção que o dono de um automóvel vai querer ter o serviço disponível. O digital é a realidade”, completou.