Finep apoia a primeira startup de Biotecnologia do país
Na última semana, a FINEP Startups divulgou o resultado da 2a Rodada de Investimentos do Programa de Investimento em Startups Inovadoras, com a lista das 25 startups brasileiras selecionadas para receberem um investimento de até R$ 1 milhão. A Integra Bioprocessos e Análises é a única empresa do setor de biotecnologia e também a única empresa do Centro Oeste entre as selecionadas.
Fundada em 2012, uma startup originada no instituto de ciências biológicas da UNB pelas doutoras em bioengenharia Nádia Parachin e Beatriz Magalhães, a Integra fornece soluções tecnológicas para conversão de resíduos agro-industriais em produtos de alto valor agregado.
Protegida por quatro patentes, a tecnologia desenvolvida pela startup consistiu inicialmente na construção de uma levedura modificada geneticamente para converter o principal resíduo da indústria de biodiesel, o glicerol cru, em ácido lático, unidade formadora de um bioplástico (plástico verde). Desde então, a Integra evoluiu e passou também a converter resíduos em ácido hialurônico e leveduras, com uma marca própria voltada para o mercado cervejeiro, a Artisan.
A aprovação no FINEP Startups é resultado de um trabalho de reposicionamento e crescimento da Integra, que em março de 2018 fechou uma parceria com a CIRCLE Brazil, uma consultoria especializada em gerar negócios entre startups brasileiras de inovação disruptivas e grandes corporações, e em captar recursos financeiros para essas startups junto a fundos de investimento em capital de risco, grandes corporações e investidores anjo, no Brasil e no exterior.
A Integra agora aposta na penetração nos mercados de suplemento alimentar e cosméticos com o ácido hialurônico, com um produto de qualidade internacional à metade do valor médio do mercado. Esses mercados, atualmente dominados por players internacionais de alto custo, crescem em média 10% ao ano, e apresentam uma ótima oportunidade para a Integra, que já teve seu produto validado por grandes players do mercado.
Os recursos da FINEP Startups serão alocados no aumento de escala das leveduras cervejeiras, consolidação do fornecimento para microcervejarias locais e lançamento de novos produtos a base de leveduras, como suplemento alimentar e cápsulas de ácido hialurônico para uso nutricional e cosmético.
O objetivo da Integra é atingir um faturamento de R$ 40 milhões em até 3 anos, captando outras rodadas de investimento para sustentar o crescimento.
Serviço
Sebguen os contatos para os interessados em conhecer mais a empresa:
Edsmar Resende, Co-Fundador CIRCLE Brazil – [email protected]
Pedro Peixoto, Co-Fundador CIRCLE Brazil – [email protected]
Nadia Parachin, Co-Fundadora Integra – [email protected]