Frenesi da Inteligência Artificial generativa está bem longe do fim
De acordo com o Gartner, as empresas querem explorar a tecnologia para melhorar a experiência com os clientes. E para muitas, os benefícios superam os riscos.
O frenesi em torno da Inteligência Artificial Generativa não mostra sinais de que irá diminuir, sustentou Frances Karamouzis, Vice-presidente e Analista do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investirão em soluções de Inteligência Artificial Generativa, para detectar quais produtos valem a pena, para identificar quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente”,adicionou o especialista.
Segundo pesquisa do Gartner, 45% dos executivos entrevistados relatam aumento no investimento em Inteligência Artificial incentivado pela publicidade gerada pelo ChatGPT. A pesquisa do Gartner destaca, ainda, que 70% dos líderes afirmam que suas empresas estão explorando as possibilidades da Inteligência Artificial Generativa, enquanto 19% já estão em fase de teste ou de produção. A pesquisa foi realizada com 2.544 entrevistados entre março e abril deste ano com o objetivo de discutir o impacto corporativo do ChatGPT e da Inteligência Artificial Generativa.
Os benefícios da Inteligência Artificial Generativa superam os riscos para 68% dos entrevistados. Apenas 5% dos executivos identificam mais riscos que vantagens, mas podem mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam. “O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Karamouzis. “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar Inteligência Artificial Generativa”.
A experiência do cliente é o foco principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa. Apesar dos contínuos ventos econômicos contrários, apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos na tecnologia. A busca pela melhoria da experiência dos clientes é o foco principal mais comum dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados.
À medida que as organizações começam a experimentar a Inteligência Artificial Generativa, muitas decidem por casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de códigos. Embora esses esforços possam gerar um forte valor agregado inicialmente, a Inteligência Artificial Generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram o trabalho desenvolvido por humanos ou máquinas para executar processos de negócios e TI de forma autônoma.