InovaçãoInternet

Gemini, a IA do Google, vai acessar Gmail, Fotos e históricos do YouTube e pesquisas

Novidade começa com assinantes nos EUA, mas empresa vai expandir para mais países e liberar a função no plano gratuito.

O Google começou a conectar a inteligência artificial Gemini a serviços como Gmail, Google Fotos, Histórico do YouTube e Pesquisa, sob a justificativa de oferecer respostas mais personalizadas. A novidade, que a empresa chama de Personal Intelligence, permitirá que o chatbot raciocine sobre informações armazenadas na conta do usuário e use esses dados de forma integrada ao responder perguntas ou executar tarefas.

Não é a primeira vez que o Google explora personalização em seu assistente. Ainda em 2023, quando Gemini ainda se chamava Bard, o sistema passou a acessar dados de apps da companhia para recuperar informações a pedido do usuário. O que muda agora é a capacidade de o modelo identificar sozinho de onde tirar a informação, sem que seja necessário instruí-lo explicitamente e com apoio da nova geração de modelos Gemini 3.

Apesar do salto, o Google admite limitações. Segundo a empresa, embora o recurso tenha sido “extensivamente testado”, usuários podem encontrar respostas incorretas ou “super personalizadas”, quando a IA faz conexões indevidas entre temas desconexos. Também há risco de erros de contexto, especialmente em mudanças de relacionamento ou interesses do usuário.

A ativação da Personal Intelligence é opcional. Quem habilitar poderá escolher quais apps serão conectados ao Gemini. O Google afirma que há mecanismos para restringir dados sensíveis e que o modelo deve evitar suposições proativas sobre temas como saúde, embora possa tratar desses assuntos caso o usuário solicite. A empresa também ressalta que o Gemini não treina diretamente com dados do Gmail ou Fotos, embora possa usar informações limitadas de prompts e respostas para aprimoramento.

O lançamento começa em fase beta, inicialmente nos Estados Unidos, restrito a assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra com contas pessoais do Google. A companhia pretende expandir para mais países e liberar a função no plano gratuito futuramente. A Personal Intelligence também chegará ao modo de IA da Busca “em breve”, segundo a empresa.


Botão Voltar ao topo