Inovação

Grupo Prosegur faz IA generativa própria mirando 175 mil colaboradores e 36 países

Criada por engenheiros da própria empresa, a LexIA tem o objetivo de aprimorar a gestão documental dos contratos de departamentos como jurídico, compras e TI.

O Grupo Prosegur segue avançando nas empreitadas com inteligência artificial. Depois de incorporar IA generativa para  agilizar serviços, entre eles, o service desk, agora, a multinacional espanhola lança ferramenta própria que promete transformar a gestão de contratos no Brasil. A chamada “LexIA” deve beneficiar cerca de 175 mil colaboradores e estar disponível em 36 países em que a companhia atua, com a expectativa de multiplicar a capacidade de análise em quatro vezes e reduzir drasticamente o tempo necessário para consultas e validações

A companhia de segurança desenvolveu sua ferramenta própria de inteligência artificial com o objetivo de aprimorar a gestão documental dos contratos de departamentos como jurídico, compras e TI. A solução foi criada por engenheiros da própria empresa e utiliza tecnologias de processamento de linguagem natural, busca semântica, estruturação de dados e altos padrões de segurança e conformidade regulatória.

Miguel Torres Tavara, diretor-global de transformação e CIO do Grupo Prosegur, explicou ao Convergência Digital, que a empresa não divulga cifras específicas para o desenvolvimento da LexIA, mas disse que este projeto faz parte de um esforço maior para acelerar a transformação digital.

“Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar nossa área de tecnologia da informação, com um aporte adicional de 5 milhões de euros em infraestrutura, consolidando o país como hub tecnológico da empresa. Essa estratégia reforça não apenas nosso compromisso com o mercado brasileiro, mas também a relevância da região na condução de projetos globais em inteligência artificial, automação e infraestrutura digital”, detalhou.

Durante a primeira fase de implementação, a LexIA prestará suporte para 98 mil colaboradores do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, países onde já está disponível. A previsão é de que, até 2026, esteja ativa nos 36 mercados onde a Prosegur atua, alcançando mais de 175 mil funcionários em todo o mundo.


A LexIA foi projetada especialmente para apoiar os times de compras em ambientes tecnológicos, multiplicando por quatro a capacidade de análise e reduzindo drasticamente o tempo necessário para consultas e validações de condições contratuais. Além disso, permitirá o avanço na construção de um repositório inteligente de documentos, acessível, seguro e atualizado em tempo real.

A ferramenta combina algoritmos de IA avançada que oferecem funcionalidades-chave como análise de informações e impactos diante de mudanças regulatórias ou do negócio; gestão de riscos contratuais e recomendações para processos de negociação; comparação de documentos com contratos padrão; e respostas automáticas a perguntas gerais ou específicas durante processos administrativos.

Miguel Torres Tavara apontou que a LexIA foi projetada para operar em ambientes confidenciais, seguindo padrões rigorosos de segurança e conformidade regulatória. “Para evitar alucinações, o sistema foi treinado com um repositório inteligente de documentos validados, garantindo um cruzamento eficaz de dados e uma contextualização precisa das informações. Esse modelo assegura maior confiabilidade e oferece às equipes um suporte tecnológico robusto, sem comprometer a integridade dos dados sensíveis”, disse.

O foco do treinamento foi preparar a ferramenta para atuar diretamente na análise e validação de documentos contratuais, oferecendo maior agilidade e precisão. Além disso, a LexIA cria um repositório inteligente de informações que pode ser consultado em tempo real, apoiando a tomada de decisões e otimizando a gestão documental em larga escala.

Ele também explicou que um dos diferenciais da LexIA é seu design voltado para operar em ambientes seguros e confidenciais, garantindo a proteção de informações sensíveis, um aspecto essencial na gestão documental de uma empresa global de segurança como o Grupo Prosegur.

De acordo com o diretor, essa iniciativa se complementa a outras de IA dentro da estratégia global de inovação e refletem a prioridade de desenvolver modelos de inteligência artificial que melhorem a experiência de trabalho dos colaboradores e contribuam diretamente para a produtividade das equipes.

“A LexIA nasceu com o objetivo de transformar a gestão documental de contratos, multiplicando a capacidade de análise e reduzindo drasticamente o tempo dedicado a tarefas repetitivas. Por sua vez, a solução GenAI da Telefônica amplia essa visão ao oferecer suporte inteligente para a gestão diária de atividades em nossos escritórios, liberando os profissionais para que se concentrem em questões de maior valor agregado”, disse.

Ambas iniciativas “avançam de mãos dadas com nossa cultura corporativa global, na qual a transformação digital é entendida como uma forma de ampliar as capacidades humanas e criar um ambiente de trabalho mais eficiente, seguro e colaborativo”, completou.

Botão Voltar ao topo