iDEXO: Inovação exige mais do que uma boa ideia e pensar fora da caixa
A maior parte das ideias que nascem no Brasil morre por falta de fôlego e o iDEXO chega para ajudar a minimizar esse risco de morte, pontua o diretor-geral da iniciativa, Gustavo Torres. O iDEXO – instituto sem fins lucrativos, criado pela TOTVS para conectar startups, empreendedores e desenvolvedores a grandes empresas para buscar novas soluções de negócios – foi anunciado nesta sexta-feira, 29/09, em evento, na capital paulista.
Torres, que já esteve no Banco Original e na OLX, diz que o ‘caos criativo’ será organizado. “A proposta é dar liberdade às empresas, mas haverá uma mentoria para assegurar o rumo do negócio”, pontua. Em novembro, as inscrições começam e o espaço, criado na sede da TOTVS, deverá abrigar entre 30 a 40 startups, por um período de três meses.
A iniciativa será dividida em dois segmentos. O Private Sprint, voltado para as grandes empresas buscarem nas startups a inovação e a resolução de problemas internos, e o Launch Camp, direcionado para empreendedores. “Teremos 180 posições e não vamos priorizar ninguém. Há espaço para startups estabelecidas e há espaço para quem ainda não tem nada. A seleção terá o olho no olho. Não bastará um bom projeto. Mas precisamos saber se há o interesse de fazer negócio de verdade. A boa ideia precisa ter vida”, explica Torres.
A metodologia do iDEXO foi criada pela sueca Hyper Island, que está no Brasil há três anos para oferecer consultorias sobre inovação digital. “A melhor maneira de aprender é fazendo. E a inovação provoca dor. As candidatas precisam entender que o processo gera feridas. Machuca mesmo”, pontuou Nathalie Trutmann, Managing Director Latin America da Hyper Island.
A primeira startup a usufruir desses benefícios é a RetailApp Inc., companhia americana especialista em tecnologias para o varejo. A empresa, baseada em Miami, atingiu um rápido sucesso internacional com sua plataforma desenhada para conectar toda uma organização, em poucas horas, através de indicadores de performance combinados com recursos de rede social.
Além da TOTVS, como principal fomentadora neste momento, o iDEXO conta com a participação do Banco ABC, especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte e da Soluti, empresa especializada em certificação digital. E mais empresas serão adicionadas ao ecossistema. “Estamos abertos. Somos uma plataforma aberta”, ressalta Torres. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Gustavo Torres, do iDEXO, e Nathalie Trutmann, da Hyper Island, detalham o projeto e falam sobre o processo de inovação. Assistam.