INSS aloca 300 servidores para chat humanizado do robô Helô
O Instituto Nacional do Seguro Social alocou aproximadamente 300 servidores para humanizar o chat lançado em maio deste 2020 por meio do robô Helô.
Segundo a Previdência Social, mais de 3 mil atendimentos da ferramenta de inteligência artificial podem ser realizados diariamente com ajuda de um servidor. Em média, o tempo de espera para ser atendido é de menos de cinco minutos nesses casos.
O atendimento presencial das agências do INSS retorna em 14/9. Mas o atendimento virtual com a ferramenta de inteligência artificial continuará funcionando, acessível pelo site da Previdência ou por aplicativo para baixar nos celulares.
A robô orienta sobre os serviços do INSS, tais como consulta a extrato de pagamento de benefícios, informações sobre benefícios, cumprimento de exigência (necessidade de apresentação de documentos faltantes), prova de vida e andamento de processos.
Segundo o INSS, desde maio foram feitos 3,6 milhões de atendimentos por meio da IA, a maior parte relacionada ao esclarecimento de dúvidas sobre benefícios e serviços, perícia médica e extratos, certidões e declarações.