Inteligência Artificial: Indicador econômico e de produtividade em até três anos
As ferramentas de inteligência artificial generativa serão usadas para explicar os sistemas legados e criar substituições adequadas, reduzindo os custos de modernização em 70%.
Até 2027, o valor da produtividade da inteligência artificial (IA) será reconhecido como um indicador econômico fundamental e as ferramentas de inteligência artificial generativa serão usadas para explicar os sistemas legados e criar substituições adequadas, reduzindo os custos de modernização em 70%. As previsões são do Gartner, que anunciou suas principais previsões estratégicas para 2024 e para os próximos anos.
Os analistas destacam que a inteligência artificial generativa mudou a forma de pensar dos líderes sobre todos os assuntos e sobre como criar uma empresa mais flexível e preparada para o futuro. Para Daryl Plummer, vice-presidente e analista do Gartner, a IA generativa apresenta uma oportunidade para realizar coisas que nunca eram possíveis no âmbito da existência humana.
Plummer aponta que os CIOs e os executivos de alto escalão vão abraçar os riscos de usar a inteligência artificial generativa para conseguirem colher benefícios sem precedentes. Este é o primeiro ano completo no qual a IA generativa está no centro de todas as decisões estratégicas liderando todas as outras inovações tecnológicas, disse o VP e analista.
Ao sustentar suas previsões, o Gartner apontou que os governos têm um forte compromisso com inteligência artificial e estão priorizando estratégias e planos que reconhecem a IA como uma tecnologia essencial nos setores público e privado. Segundo a consultoria, a incorporação da IA no planejamento de longo prazo de diversas nações está sendo reforçada por meio da implementação de atos e regulamentações correspondentes para apoiar as iniciativas relacionadas a esta tecnologia.
Daryl Plummer assinala que o uso pelos diversos países irá solidificar a IA como um catalisador para aumentar a produtividade e impulsionar a economia digital, mas implementação bem-sucedida de iniciativas de IA em larga escala requer o apoio e a colaboração de diversas partes interessadas, demonstrando a capacidade de mobilização e convocação de recursos nacionais. Para o analista do Gartner, “a maturidade dos modelos de linguagem ampla (LLMs) oferece uma oportunidade para que os CIOs encontrem um mecanismo confiável, e há muito esperado, para modernizar de maneira econômica as aplicações de legado”, completa Plummer.