InovaçãoTelecom

Japão testa 6G para áreas urbanas na faixa de 7 GHz

SoftBank e Nokia instalaram três ERBs para o piloto. De acordo com as empresas, a faixa de 7GHz é vista como promissora para o 6G ao equilibrar capacidade e cobertura nas áreas urbanas.

O Japão fez um teste de 6G na faixa de 7GHz. O experimento aconteceu no mês de junho e foi feito pela SoftBank e pela Nokia. O teste instalou três estações base pré-comerciais compatíveis com 7 GHz no centro de Tóquio e implantou a tecnologia Massive MIMO para avaliar como a cobertura de área 6G comparável à 5G pode ser implementada em áreas urbanas.

A SoftBank explicou que as ondas centimétricas são ondas de rádio com comprimentos de onda entre 1 cm e 10 cm, com frequências de 3 GHz a 30 GHz. Dentro dessa faixa, a faixa de 7 GHz a 24 GHz está “emergindo como candidata para redes móveis de próxima geração”.

A empresa acrescentou que a faixa específica usada para o teste será discutida na Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT-R em 2027 como uma potencial frequência 5G e está, “portanto, ganhando atenção global”.

A banda de 7 GHz aparentemente oferece uma largura de banda significativamente maior do que as bandas sub-6 do 5G, tornando-a adequada para comunicação de alta velocidade e cobertura de área confiável.

“A banda de 7 GHz é vista como uma solução 6G promissora que equilibra capacidade e cobertura” em áreas sujeitas a alto tráfego de dados móveis e ambientes urbanos densos que enfrentam desafios crescentes na penetração do sinal devido ao congestionamento de edifícios, acrescentou a SoftBank.


Botão Voltar ao topo