Inovação

Jornais processam Microsoft e OpenAI por uso de artigos para treinar inteligência artificial

Um grupo de oito jornais dos Estados Unidos, entre eles o New York Daily News e o Chicago Tribune, entrou com uma ação judicial federal contra a Microsoft e a OpenAI, alegando que as empresas de tecnologia usaram seus artigos para treinar modelos inteligência artificial generativa sem permissão.

Os jornais, que são propriedade do fundo de hedge Alden Global Capital, MediaNews Group, declararam no processo que o Copilot da Microsoft e o ChatGPT da OpenAI estão “roubando milhões de artigos protegidos por direitos autorais dos editores sem permissão e sem pagamento para alimentar a comercialização” de seus produtos GenAI e Serviços.

Os grandes modelos de linguagem (LLMs) de IA precisam ingerir grandes quantidades de dados para treinar seus chatbots GenAI, mas editores e autores afirmam que seu conteúdo não pode ser usado para tais fins sem seu consentimento e remuneração financeira.

Os editores de jornais alegam que a OpenAI, apoiada pela Microsoft, usou seus artigos para treinar seus LLMs GPT-2 e GPT-3 e observaram que “o atual LLM GPT-4 produzirá cópias quase literais de porções significativas dos trabalhos dos editores quando solicitado a fazê-lo ”.

“Tais exemplos memorizados constituem cópias não autorizadas ou trabalhos derivados dos Trabalhos dos Editores usados ​​para treinar o modelo”.


Para a Microsoft, o processo afirma que a gigante da tecnologia está copiando informações de seus jornais para o índice de pesquisa do Bing, que por sua vez ajuda a gerar respostas em seu chatbot Copilot sem fornecer hiperlinks para os sites dos jornais.

O processo também destacou alucinações geradas pelo ChatGPT, como a declaração de um artigo de jornal que erroneamente creditava o fumo como cura para a asma.

“Como se o plágio do trabalho dos Editores não fosse suficiente, os produtos dos Réus são frequentemente sujeitos a ‘alucinações’ onde esses produtos difamam a credibilidade dos Editores ao atribuir falsamente reportagens imprecisas aos jornais dos Editores. Além de apenas lucrar com o roubo do conteúdo dos Editores, os Réus estão ativamente manchando a reputação dos jornais e espalhando desinformação perigosa”.

“Embora não estivéssemos previamente cientes das preocupações da Alden Global Capital, estamos ativamente envolvidos em parcerias construtivas e conversas com muitas organizações de notícias em todo o mundo para explorar oportunidades, discutir quaisquer preocupações e fornecer soluções”, respondeu a OpenAI.

A OpenAI assinou acordos com empresas de mídia, como o Financial Times e a empresa multinacional de mídia Alex Springer, para usar o conteúdo de seus diversos sites de mídia para treinar seus LLMs.

* Com informações do MWL

Botão Voltar ao topo