La Reina, no Chile, investe em tecnologia LED a favor da segurança pública
La Reina é um dos poucos municípios do Chile que optou por apostar 100% nas luminárias LED. Em 2017, a localidade substituiu todas as lâmpadas por 10.973 novas com tecnologia Led, ao abrigo de um contrato de 10 anos com a NEC. Carlos Lineros, diretor de Obras Municipais do distrito, aponta que graças ao sucesso do projeto, outro município de Santiago, Providencia, optou pelo mesmo caminho.
O contrato inclui a manutenção e um call center onde são reportadas eventuais falhas das luzes ou o desligamento. A partir da reclamação, é gerado um ticket e há um prazo de três dias para resposta. La Reina tem uma falha média de 5% em sua planta de iluminação, mas de acordo com Lineros, a existência do call center reduziu as reclamações em 98%.
As luminárias possuem um sistema de gerenciamento remoto e conectividade Wi-Fi. Por isso, as falhas são reportadas e é possível gerar uma georeferência dos polos que estão fora ou com problemas. “Isso, por sua vez, nos permite gerar projetos de telegestão associados à segurança. Com a NEC fizemos uma maquete, um protótipo na estação de metrô Velasco, para criar uma espécie de “linha de segurança virtual”. Com base no Wi-Fi que temos, quando uma pessoa entra na estação do metrô, a luz acende”, disse Lineros.
O diretor de Obras Municipais de La Reina, Carlos Lineros, será um dos palestrantes do evento Smarter Cities & Digital ID Forum, organizado pelo Convergêncialatina e pela Network Eventos, em parceria com o portal Convergência Digital, nos dias 16 e 17 de novembro. Conheça a programação e se inscreva.