Inovação

LNCC abre chamada para uso do supercomputador Santos Dumont

O Laboratório Nacional de Computação Científica e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) abriram nova seleção de propostas para uso do supercomputador Santos Dumont e do Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad).

O Santos Dumont, novíssimo equipamento de 84 metros quadrados capaz de processar dados em 1,1 Petaflop/s, foi instalado no LNCC e é o principal nó (Tier-0) do Sinapad. O LoboC atua como nó secundário (Tier-1). Pesquisadores interessados em usá-lo devem preencher um formulário online. As inscrições serão aceitas até 1/3. O edital e as inscrições podem ser acessados por aqui

Como o Santos Dumont é modulável, é possível enquadrar a alocação da capacidade computacional com base na demanda. Os projetos devem ser enquadrados nas categorias Premium, Standard ou Educacionais. 

Os projetos Premium e Standard deverão apresentar um relatório de acompanhamento após os 6 primeiros meses de execução, bem como um relatório técnico, ao final da vigência dos mesmos, informando os resultados alcançados, incluindo indicadores de produção técnica, produção científica, registros de software, patentes depositadas/concedidas, etc.

Os projetos Educacionais deverão apresentar, ao final da vigência dos mesmos, relatório técnico indicando quantidade de alunos formados e em que nível (extensão, especialização, graduação, mestrado, doutorado), entre outras informações que o proponente considerar importantes.


Para cada projeto alocado em um dos programas de alocação, é dada uma cota de UAs, cujo tamanho é definido a partir dos limites definidos no programa de alocação, da demanda apresentada na proposta do projeto, da quantidade de propostas aprovadas, do tempo estimado de execução do projeto, e dos recursos computacionais disponíveis no sistema.

Botão Voltar ao topo