Maioria das empresas já usa algoritmos para fazer receita e vender mais
Um levantamento da consultoria Gartner indica que 51% das organizações que atuam com vendas já adotam ou pretendem implantar nos próximos cinco anos algum sistema que utilize algoritmos para analisar dados e guiar vendas.
Os resultados, segundo a consultoria, estão em uma pesquisa de âmbito global com 250 líderes de vendas representativos de 11 setores econômicos diferentes. O levantamento também tratou de analisar 47 tecnologias, estabelecidas e emergentes, com base em utilização efetiva, retorno e perspectivas de importância futura.
“Embora seja uma tecnologia nova e complexa, a venda guiada por algoritmos tem muito potencial. Comparada com outras tecnologias que fizeram parte dessa pesquisa, a venda guiada por algoritmo se destaca como a mais sofisticada tecnologia para aumentar a produtividade das vendas”, conclui a consultoria.
Vendas guiadas por algoritmo alavancam o uso aplicado de inteligência artificial sobre dados. Segundo a Gartner, apesar de seu potencial, a efetividade depende substancialmente da qualidade das informações, com impacto direto no retorno sobre o investimento.
“Uma empresa com dados imprecisos ou em falta provavelmente não verá o mesmo valor nessa tecnologia do que aquela que garante a qualidade dos dados. Mas é uma tecnologia que a maior parte das organizações de vendas estão explorando ativamente”, diz a consultoria.