Petrópolis, no Rio de Janeiro, ganha novo Centro Tecnológico
Petrópolis, no Rio de Janeiro, vai começar a construir, ainda neste primeiro semestre, um novo Centro Tecnológico da Região Serrana, ao do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O projeto que já conseguiu o apoio e aprovação de todos os órgãos estaduais e municipais, pretende reforçar o setor de TI como um indutor econômico para a região, assim como o Turismo, e se juntar as 260 empresas que formam o Parque Tecnológico da Região Serrana e angariam R$ 600 milhões por ano.
Além do crescimento tecnológico, a construção desse Centro Tecnológico traz benfeitoria também para o município, possibilitando a descentralização dos serviços e melhorando a mobilidade urbana, pois com novas oportunidades no bairro, diminui o deslocamento de pessoas para o centro, impactando na qualidade de vida da população da cidade. O projeto, que vem sendo planejado desde 2013, demorou para sair do papel, pela necessidade da construtora Engeprat, responsável pelas obras, conseguir uma série de autorizações expedidas por órgãos como o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
A primeira fase das construções prevê a construção de 22 lojas para o setor de serviços e 78 salas comerciais para empresas de Tecnologia da Informação. Além disso, será construído um hotel com espaço para convivência e um Centro de convenções, com capacidade para 500 pessoas e, em seguida, a construção de blocos residências, com 64 apartamentos.
Fonte: TI Rio