Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes
No começo de 2020, Petrópolis, no Rio de Janeiro, terá um projeto de Internet das Coisas, em parceria com o BNDES e com a distribuidora de energia, ENEL, para prevenção às enchentes no município, que sofre com os deslizamentos de terra por conta da sua geografia, conta o secretário de Desenvolvimento da cidade, Marcelo Fiorini.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Rio Info 2019, realizado nos dias 16 e 17 de setembro, Marcelo Fiorini, foi taxativo ao afirmar que para localidades como Petrópolis, que é um patrimônio histórico e não pode fazer grandes obras estruturais, a tecnologia é o meio para melhorar os serviços e mitigar os riscos. “Tecnologia é investimento. Ela traz resultado. Custo é o que não se vê resultado”, pontua.
Com relação aos projetos para tornar a cidade imperial em uma cidade inteligente, Marcelo Fiorini é taxativo: Política pública é de Estado e não pode ser usada para projeto político. A descontinuidade por conta das trocas de governo é ruim para o cidadão, uma vez, que nada acaba funcionando plenamente”, diz. Assistam a entrevista com Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.