Prepare a sua empresa: já existem mais máquinas capazes de comprar do que humanos
O vice-presidente do Gartner, Don Scheibenreif, adverte: faça a sua adequação o quanto antes para os Machine Customers. Eles vão fazer a diferença.
Você sabe o que são os ‘Machine Customers’? Eles são um ator econômico, não-humano, que obtém bens e/ou serviços em troca de pagamento e representam uma das maiores novas oportunidades de crescimento da década e para o vice-presidente, Analista e Líder de Pesquisa sobre Experiência dos Clientes do Gartner, Don Scheibenreif.,a era do ‘Machine Customers’ já começou.
“Há mais máquinas com potencial para atuar como compradores do que humanos no planeta. Hoje, existem mais de 9,7 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) instalados, incluindo monitoramento de equipamentos, câmeras de vigilância, carros conectados, iluminação inteligente, tablets, relógios inteligentes, alto-falantes especiais e impressoras conectadas. Cada um deles possui uma capacidade cada vez maior para analisar informações e tomar decisões. Todos os produtos habilitados para Internet das Coisas podem se tornar clientes”, afirma.
O Gartner, aliás, prevê que, até 2027, 50% das pessoas que vivem nos principais países do mundo terão assistentes pessoais com Inteligência Artificial (IA) trabalhando para elas diariamente. E ao mercado empresarial, a consultoria adverte: é hora de preparar suas empresas para receberem os ‘Machine Customers’.
Essa nova jornada deve incluir conselheiros e diretores jurídicos que precisarão se aprofundar em temas para preparar o gerenciamento de riscos, além de CIOs (Chief Information Officer) que estarão trabalhando na construção de plataformas capazes de atender mercados de ‘Machine Customers’. Diretores de outras áreas (como RH, marketing e vendas) também deverão estar envolvidos no tema para considerar como os ’Machine Customers’ afetarão seus negócios.