Programa Trem busca startups na urgência da inovação em Minas Gerais
Minas Gerais tinha urgência de inovação e a aposta da gestão pública foi criar o Programa Trem, voltado para a inovação aberta, conta a Assessora de Inovação da estatal de TI do estado, Prodemge, Mônica Rocha. À CDTV, do portal Convergência Digital, ela disse que a missão da iniciativa é criar um hub de startups, para ganhar maior produtividade.
“A Prodemge trabalha com mais de 1000 aplicações, mas temos de inovação. A gente não queria contratar uma startup, a gente quer ser mais eficiente e chamar diferentes órgãos do estado para a iniciativa. Vamos ter um chamamento público até o final do ano”, adianta Mônica Rocha. Ela disse que o Marco Legal das Startups é crucial para o programa.
“Nós não queremos mais contratar solução pela solução. A gente tem um problema e quer resolver. O modelo fica diferente”, relata. Até agora duas soluções já foram experimentadas: pesquisa de preço e documentos inteligentes. Nesse momento, elas estão em avaliação para serem adotadas por todos os órgãos do Estado. E nova licitação está sendo colocado na rua para ampliar a fronteira da inovação. Assistam a entrevista com a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha.