RNP faz parceria com iCoLab para formação de especialistas em Blockchain
Parceria vai integrar competências e comunidades de especialistas.

O Instituto Colaborativo de Blockchain (iCoLab) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para estimular o desenvolvimento do ecossistema de blockchain e web3 no país. A parceria, com validade inicial de dois anos, busca integrar competências e comunidades de especialistas das duas instituições, promovendo avanços em pesquisa aplicada, inovação e educação digital baseada em tecnologias descentralizadas.
O ACT prevê ações em quatro eixos: produção e difusão de conhecimento (com artigos, relatórios e publicações); eventos e capacitação (workshops, trilhas formativas, palestras e webinars); boas práticas e casos de uso (compartilhados pelo iCoLab Academy e incorporados ao Observatório Nacional de Blockchain); e comunidades ampliadas, incentivando debates, estudos colaborativos e a troca de experiências entre especialistas.
“A RNP tem bastante experiência na articulação com entidades do setor de educação e pesquisa. A experiência do iCoLab de articulação com atores do setor empresarial e especialistas em regulação representa um grande ativo para o Observatório Nacional de Blockchain, contribuindo para a ampliação do seu alcance”, diz o diretor adjunto de Serviços para Experimentação e e-Ciência da RNP, Leandro Ciuffo.
A cofundadora do iCoLab, Sandra Marlene Heck, ressalta que essa iniciativa é estratégica. “Ao unir a abrangência e a atuação das comunidades de especialistas do iCoLab Academy e do Observatório Nacional de Blockchain, potencializamos a integração entre academia, setor produtivo e instituições públicas.”
O Observatório Nacional de Blockchain integra o Projeto ILÍADA, executado pela RNP e pelo CPQD, sob coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já o iCoLab é um instituto independente e colaborativo, voltado à pesquisa, educação e consultoria em blockchain e web3, com foco em inclusão de pessoas e negócios na nova economia digital.