RNP seleciona 5 ICTs para redes de 100 Gbps de supercomputação
Rede e-Ciência tem objetivo de criar infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com 'big science'.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, abriu um edital para a seleção de cinco instituições de pesquisa, públicas ou privadas, que serão atendidas pela Rede de e-Ciência: uma infraestrutura dedicada para computação de alto desempenho.
São os primeiros do que a RNP espera serem, nos próximos três anos, ao menos 12 novos centros de pesquisa brasileiros nessa rede, além do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do SENAI-CIMATEC e o do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), cuja conexão à nova rede está em andamento como resultado do projeto predecessor “eCiber” .
O edital, assim, visa a identificação e seleção de cinco unidades ou Centros de Pesquisa de ICTs, localizados em diferentes estados brasileiros, aptos para serem conectados à Rede de e-Ciência e à destinação de equipamentos e serviços.
As instituições selecionadas receberão atualização da conectividade para a capacidade mínima de 100 Gb/s, consultoria em engenharia de desempenho de redes, consultoria em segurança da informação para diagnóstico e avaliação de riscos cibernéticos, entre outros serviços especializados.
Segundo a RNP, a depender das escolhdas, isso pode ser feito pela atualização da capacidade do link atual da instituição à rede Ipê (“upgrade para 100 Gb/s”) ou pela implantação de um link adicional (novo enlace de 100 Gb/s ou superior, dedicado à Rede de e-Ciência).
“A Rede de e-Ciência será uma nova infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com ‘big science’, ou seja, possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados. Desta forma, diferentemente da Rede Ipê, a Rede de e-Ciência atenderá a um seleto grupo de organizações e contará com políticas e serviços especializados para grandes fluxos de dados científicos”, explica o edital da RNP.
A submissão das propostas deverá ser realizada por meio do preenchimento e envio, por parte da ICT proponente, do formulário disponível no endereço eletrônico https://forms.office.com/r/Fq9DSTLxLQ até o dia 7/4.
Além do preenchimento do formulário eletrônico, cada proponente deverá apresentar uma manifestação favorável, em apoio à proposta, da alta gestão da instituição (dirigente com poderes legais para representação da instituição) por meio do endereço “[email protected]”.