Inovação

Secretaria da Fazenda do Rio avança com IA generativa

Tecnologia já está em uso em áreas de arrecadação de impostos e secretaria está comprando 100 licenças do copilot da Microsoft para produtividade dos servidores, conta o secretário de fazenda, Gabriel Blum.

A Secretaria de Fazendo do Estado do Rio de Janeiro é uma usuária de Inteligência Artificial Generativa, afirma o secretário Gabriel Blum, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Tech Gov Fórum RJ, realizado no dia 29 de maio, pela Network Eventos.

O executivo conta que está usando a IA generativa nas áreas de arrecadação de impostos e em estudos econômicos para políticas públicas tributárias, além na parte da produtividade dos servidores.  A secretaria, conta Blum, criou normas para o uso da IA generativa. Entre as exigências está o uso apenas de ferramentas de IA generativa pagas. “As ferramentas de IA públicas não estão permitidas”, pontua.

Blum lembra que a legislação de sigilo fiscal e a de proteção de privacidade como a LGPD preveem que os dados não devem ser colocados em ferramentas da internet. A secretaria, antecipa ainda, está usando a ferramenta Copilot da Microsoft.

“Estamos adquirindo 100 licenças para um grupo seleto de usuários como piloto para auferir os ganhos de produtividade. Inicialmente estamos usando IA para composição de textos e para classificar e consolidar os conteúdos dos atendimentos da secretaria, a fim de simplificar a análise dos dados”, sinaliza o secretário. Assista a entrevista.


Botão Voltar ao topo