Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos
Um sistema que permite a transferência eletrônica segura de veículos está sendo testado por concessionárias e revendedoras de carros de Santa Catarina. A tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro para o Denatran. O projeto piloto do Renave, ou Registro Nacional de Veículos em Estoque, será em seguida expandido para o Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é que em setembro esteja funcionando em todo o país.
Pelo sistema, a empresa que comercializa veículos usados pode fazer o registro de entrada e saída diretamente no órgão de trânsito responsável pelo licenciamento comprovando, ela mesma, a transferência e reduzindo a burocracia. “É o fim de uma espera que custa, em média, 15 dias para o proprietário e também do costume informal e não recomendável da entrega do DUT em branco”, explicou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.
Já a solução da Carteira Digital de Trânsito, que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo, chegou a todos os estados do país com a adesão do Pará neste julho de 2020. Atualmente são mais de 7 milhões de CNHs e 4,6 milhões de certificados de registro e licenciamento.
Segundo o Serpro, a ideia é de que o aplicativo vá se tornando, aos poucos, uma plataforma de serviços de trânsito, com recebimento de avisos de recall, de vencimento da CNH, compartilhamento do documento veicular com até cinco pessoas, histórico de infrações e possibilidade de emissão de boleto para pagamento de multas. No futuro, devem ser incorporadas outras funcionalidades, como a indicação do real infrator e alertas para autuação, furto ou roubo do veículo.