Simplicidade exige disciplina, ressalta Werner Vogels, CTO da Amazon
CTO diz que a arquitetura do século 21 tem de ser controlável, resiliente e baseada em dados e adaptável.
Por Roberta Prescott, de Las Vegas
Werner Vogels está na Amazon há 20 anos e atualmente ocupa os cargos de diretor de tecnologia (chief technology officer) e vice-presidente da Amazon. Está encarregado de liderar a inovação — o que faz sua palestra no AWS re:Invent, realizado esta semana, em Las Vegas, estar entre as mais disputadas. Neste ano, Vogels fez um balanço das duas décadas na empresa e deu um conselho para a longevidade: “estar sempre aprendendo”.
Vogels falou da arquitetura do século 21. Segundo ele, elas terão de ser controláveis, resilientes, baseadas em dados e adaptáveis. “Você tem de pensar como gerenciar a complexidade e a chave é saber reconhecer”, assinalou. Revisitar as escolhas arquitetônicas feitas para o sistema é importante para garantir que ele possa ser dimensionado e evoluir com o tempo.
Com este panorama, o CTO apontou seis lições de simplicidade que, segundo ele, é o que permite escalar. E destacou que “simplicidade requer disciplina”.
Lição 1: tornar a capacidade de evolução um requisito — e falou em “evolutibilidade” sendo a capacidade de um sistema de software de se adaptar facilmente a mudanças futuras
Lição 2: dividir a complexidade em partes
Lição 3: alinhar a organização à arquitetura
Lição 4 – organizar em células, tendo arquiteturas baseadas em células
Lição 5: projetar sistemas previsíveis, com uma abordagem orientada por eventos, abordagem simples e trabalho constante
Lição 6: automatizar a complexidade