Inovação

Uber promete investir R$ 250 milhões no Brasil em cinco anos

O serviço de aplicativo de transporte Uber planeja abrir um centro de desenvolvimento tecnológico de R$ 250 milhões no Brasil para tornar mais seguro para seus motoristas aceitarem dinheiro, um método de pagamento chave para a expansão da empresa na América Latina, disse a empresa nesta sexta, 17/8, segundo a agência Reuters.

O diretor de produtos de segurança do Uber, Sachin Kansal, disse em entrevista que o investimento nos próximos cinco anos vai financiar o centro com cerca de 150 especialistas em tecnologia em São Paulo, focado em uma variedade de soluções de segurança.

O Brasil é o segundo maior mercado nacional da empresa, atrás apenas dos Estados Unidos, com 1 bilhão de corridas nos últimos quatro anos e que gera lucro, segundo executivos. No entanto, a necessidade de aceitar dinheiro para o pagamento de corridas, em vez de apenas cartões de crédito e de débito como nos Estados Unidos, também trouxe desafios de segurança.

Enquanto nos Estados Unidos e em outros mercados desenvolvidos as preocupações se concentraram na segurança dos usuários, nos mercados emergentes o perigo pode atingir as duas pontas, já que os condutores que aceitam pagamentos em dinheiro tornaram-se alvos de ataques por parte de passageiros.

Novas ferramentas estão ajudando a confirmar a identidade dos usuários sem cartões de crédito, como exigir o número do identificação do passageiro para pagar em dinheiro. Também está sendo usado aprendizado de máquina para bloquear viagens consideradas arriscadas antes de acontecerem, mas a empresa não informou quantas viagens foram sinalizadas pelo sistema.


Botão Voltar ao topo