Inovação

Universidade de Brasília cria centro de pesquisa em inteligência artificial

Unidade pesquisa aprendizado de máquina, automação e imagens e sons

A Universidade de Brasília inaugura nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial (CenIA). Esta nova unidade terá como objetivos principais o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, a prestação de serviços técnicos especializados e a promoção de educação continuada, todos focados em Inteligência Artificial e áreas correlatas.

O CenIA é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (IE), Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade do Gama (FGA) e Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Tem grupos de pesquisa em Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações, Automação e Controlee Imagens, Sinais e Acústica.

Segundo a UnB, as áreas de pesquisa no CenIA refletirão uma síntese das linhas de estudo de pesquisadores envolvidos com Inteligência Artificial (IA) em ensino, pesquisa e extensão. Assim, as linhas específicas de pesquisa serão dinâmicas, moldando-se à expertise dos professores e pesquisadores que integrarem a iniciativa.

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel, acredita que o CenIA representará um marco para o desenvolvimento de IA na UnB – e no Brasil -, aproveitando as competências já consolidadas pela Universidade.

“Serão várias mentes brilhantes trabalhando juntas, em um ambiente colaborativo, buscando encontrar os melhores usos da IA em benefício da população brasileira”, declarou.


Botão Voltar ao topo