Universidade de Brasília cria centro de pesquisa em inteligência artificial
Unidade pesquisa aprendizado de máquina, automação e imagens e sons
A Universidade de Brasília inaugura nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial (CenIA). Esta nova unidade terá como objetivos principais o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, a prestação de serviços técnicos especializados e a promoção de educação continuada, todos focados em Inteligência Artificial e áreas correlatas.
O CenIA é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (IE), Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade do Gama (FGA) e Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Tem grupos de pesquisa em Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações, Automação e Controlee Imagens, Sinais e Acústica.
Segundo a UnB, as áreas de pesquisa no CenIA refletirão uma síntese das linhas de estudo de pesquisadores envolvidos com Inteligência Artificial (IA) em ensino, pesquisa e extensão. Assim, as linhas específicas de pesquisa serão dinâmicas, moldando-se à expertise dos professores e pesquisadores que integrarem a iniciativa.
O secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel, acredita que o CenIA representará um marco para o desenvolvimento de IA na UnB – e no Brasil -, aproveitando as competências já consolidadas pela Universidade.
“Serão várias mentes brilhantes trabalhando juntas, em um ambiente colaborativo, buscando encontrar os melhores usos da IA em benefício da população brasileira”, declarou.