Internet

15ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil: o ponto de encontro da comunidade que faz a Internet funcionar

Evento acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro, em São Paulo, e vários temas serão debatidos, entre eles, o modelo único de gestão da Internet do Brasil, um exemplo para o mundo. As inscrições são gratuitas.

A 15ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, que acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro, em São Paulo, se tornou o ponto de encontro para quem quer debater os rumos da Internet.

“É uma oportunidade para a comunidade técnica da internet, para as pessoas que trabalham, vamos dizer, no subsolo das redes para manter tudo funcionando, se encontrarem pessoalmente, debaterem e entenderem para onde vai a internet”, afirma o gerente do IX.br, Julio Sirota. Mas também há assuntos ainda em evolução como a criptografia pós-quântica.

Voltado para provedores de conteúdo e acesso à rede, engenheiros, técnicos, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI, representantes de Sistemas Autônomos, fabricantes de equipamentos e demais interessados, o encontro pode ser acompanhado presencialmente ou pelo canal do NIC.br no YouTube.  Os participantes – remoto ou presencial -têm direito a certificado.

PTTs, Google, Peering

Uma das atividades mais esperadas da semana será o 19º IX Fórum e não faltam temas para debates. O Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de São Paulo segue batendo recordes e superou a marca de 30 Terabits por segundo, definido por Sirota, por um ‘número bem impactante para um único PTT”.  A demanda segue crescendo e a estratégia é disseminar outros PTTs para assegurar novas rotas de troca de tráfego. “Descentralizar é sempre preciso”, relata.

Uma palestra promete mobilizar a comunidade Internet: Dave Schwartz, do Google, apresentará as estratégias de peering da empresa, incluindo as recentes mudanças de políticas e os planos para o futuro. “O Google fez mudanças na estrutura de peering e deixou de aceitar novas conexões diretas dos PTTs e adotou intermediários. Ele vai poder explicar o porquê dessa decisão e o quê o Google espera”, salienta Sirota.

O bloqueio de IPs – que mobilizou a Anatel este ano por conta das bets e das big techs – também será debatido. O gerente do IX.br diz que fazer esses bloqueios é tecnicamente muito difícil porque a arquitetura da Internet foi feita para ser resiliente. “Sentar e discutir é o melhor caminho”, reforça.

Como ponto de encontro da comunidade Internet, a 15ª Semana de Infraestrutura da Internet também faz valer a relevância do networking. O evento também se destaca como um espaço privilegiado para a troca de ideias. Na programação do IX Fórum, por exemplo, desponta o Beer & Gear & Peer – uma analogia ao BGP que é o protocolo de rotas da internet.

A intenção é permitir momentos de descontração nos quais os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, conversar com tomadores de decisão e ampliar conexões profissionais. “Não se faz um acordo de peering sem uma boa resenha, sem uma cerveja até”, brinca Sirota.

O gerente do IX.br diz que o evento tem também a missão de demarcar o lugar da Internet brasileira no mundo. “Nossa internet é uma das melhores do mundo. Ela é resiliente e está sempre no top 3 de qualidade mundialmente. Isso acontece porque temos um modelo de gestão em uso há 30 anos que é um sucesso. Nosso modelo é único e temos que mantê-lo para garantir uma Internet saudável”, aponta.

Em destaque

A Semana de Infraestrutura começa com o GTS40, que colocará em discussão temas que são tendências na área de segurança na Internet. Estão previstas apresentações sobre análise de vulnerabilidades, criptografia pós-quântica, uso de soluções open-source na defesa de redes, além de estudos sobre o comportamento de ataques e boas práticas de proteção para provedores e organizações. Entre os destaques está o painel “Prevenção, Detecção e Resposta a Ataques de Ransomware: O Básico que Pode Fazer a Diferença”, que será conduzido por Lucimara Desiderá e Miriam von Zuben, ambas do CERT.br.

Na terça-feira (16), o GTER 54 terá debates sobre automação em escala, implicações de segurança no roteamento, impactos técnicos e jurídicos do Artigo 19 do Marco Civil da Internet, responsabilidades das redes diante de ataques DDoS, ferramentas para proteção contra ameaças em DNS, telemetria para automação em IPv6, entre outros.

No mesmo dia, será anunciado o homenageado na 7ª edição do Prêmio Alberto Courrège Gomide, iniciativa que reconhece profissionais que contribuíram com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil. A programação completa pode ser vista em: https://gtergts.nic.br/.

IX Fórum 19

Além de ser o ponto de encontro dos técnicos da Internet, o IX Fórum 19, que acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, também terá atrações como: 

Lançamento da TIC Provedores 2024: Leonardo Melo Lins, coordenador da pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apresentará indicadores inéditos sobre o setor.

Palestra Magna: Craig Labovitz, uma das maiores autoridades mundiais em mitigação de ataques de negação de serviço, abordará o tema “Hyper Scale DDoS Attacks”. Sua pesquisa acadêmica deu origem às principais tecnologias e empresas do setor.

Governança e regulação:  um painel discutirá o panorama da governança da Internet no Brasil, abordando temas como o possível fim da Norma 4/1995, bloqueios administrativos de IPs e FQDNs (Fully Qualified Domain Names) e as consequências para a operação de provedores e dos Pontos de Troca de Tráfego (IXPs).

Infraestrutura em risco:  Pedro Botelho, da FURG e Thiago Ayub, da SAGE, apresentarão um raio X dos bloqueios judiciais na Internet no país, expondo os desafios operacionais e os problemas que a prática tem causado à infraestrutura da rede.

Inovações técnicas:  Dr. Jack Jian Xu, da Coherent, falará sobre o estado da arte em transceivers de fibra e Co-Packaged Optics (CPOs), tecnologias essenciais para a evolução das redes de alta capacidade.

Interação e transparência:  além dos tradicionais relatórios de atividades do IX.br, Registro.br, SIMET e da área de cursos do Ceptro.br, o evento contará com a sessão “Fale com o IX”, um espaço de microfone aberto para diálogo direto com a diretoria e equipe do NIC.br.

Fórum BCOP-ICANN

Para fechar a semana, na sexta-feira (19), ocorre a edição especial do Fórum BCOP-ICANN, coorganizada pelo NIC.br e pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), com foco no Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System – DNS). O encontro reúne profissionais da comunidade técnica para discutir boas práticas operacionais e de segurança aplicadas ao DNS e à operação de redes.

A programação traz apresentações sobre temas como KINDNS, implantação de IPv6, operações seguras de DNS, mitigação de abusos, tratamento de incidentes e outras recomendações práticas relevantes para provedores, operadores de rede e equipes de segurança.

Entre os destaques, participam Adiel Akplogan, Vice-presidente de Engajamento Técnico da ICANN e referência mundial em infraestrutura crítica da Internet; Siôn Lloyd, especialista da ICANN em práticas seguras de DNS e instrutor do programa KINDNS; e Paulo Henrique Benelli de Azevedo, Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da SENASP/MJSP, trazendo a perspectiva das ações integradas de segurança pública e da cooperação entre governo e provedores.

Durante o evento também será realizada a entrega do Desafio BCOP 2025, que reconhece redes que se destacaram na adoção de práticas consolidadas de segurança e operação, como uso de IPv6, antispoofing, MANRS, recomendações KINDNS, entre outras medidas técnicas.

A programação completa está disponível em: https://forumbcop.nic.br/.

Anote na agenda:

15ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil

Botão Voltar ao topo